Data Center
Mais com menos: uma infraestrutura moderna, elástica e otimizada.
A tecnologia está a serviço dos objetivos de negócio. E perseguir o crescimento significa manter um data center cada vez mais completo, complexo e, ao mesmo tempo, moderno e elástico.
Descubra aqui como a RHGL pode adicionar performance, agilidade, flexibilidade e expansão ordenada ao ambiente de TI da sua empresa.
Infraestrutura e data center estão entre as prioridades de investimento de CIOs em diversas indústrias. E não é por acaso. A busca por objetivos de negócio cada vez mais desafiadores requer um data center preparado para absorver as novas tecnologias e o aumento da demanda.
A TI se torna um gargalo quando não consegue acompanhar essa evolução, no (pouco) tempo disponível, levando a empresa a um crescimento desordenado, com perda de espaço físico, eficiência energética e capacidade de gerenciamento.
Uma situação comum, que ilustra essa realidade em diversas organizações, ocorre quando a área de negócios, desassistida pelo departamento de tecnologia, busca solucionar o seu problema por conta própria. E então adquire, por exemplo, um serviço de armazenamento de dados na nuvem, levando as informações da companhia para lá e comprometendo a governança de TI.
Proposta de valor
A TI não consegue ir a lugar algum enquanto não compreende os desafios e o plano de crescimento da companhia no curto e no longo prazos. Por isso, fazemos uma imersão na operação e na estratégia da empresa, identificando as atuais e futuras necessidades e as deficiências da infraestrutura existente.
A partir daí, desenhamos uma solução com base no conceito do data center elástico, como gostamos de chamar, pois é exatamente disso que se trata: uma infraestrutura moderna e flexível, preparada para absorver as novas demandas. Nesse contexto, a computação em nuvem é uma grande aliada.
Implementamos o projeto e, quando identificamos a necessidade, mantemos a operação assistida no cliente, com a presença de um especialista da 2S na empresa até que o departamento de TI tenha a segurança de assumir a gestão do ambiente sozinho.
Fechamos o ciclo de projeto com o fornecimento de serviços completos de suporte, manutenção, gerenciamento e monitoramento (NOC), quando contratados pela organização, garantindo ao cliente SLAs agressivos e atendimento por uma equipe 100% especializada.
O que é Cloud Computing? Entenda a sua Definição e Importância.
Mover os aplicativos para a nuvem. Gerenciar os sistemas na nuvem. Armazenar os arquivos na nuvem. Hoje em dia parece que tudo acontece “na nuvem”. Mas o que é exatamente este conceito nebuloso? A resposta rápida: a nuvem é algum lugar do outro lado da sua conexão de internet. Um lugar onde você pode acessar aplicativos e serviços, e onde os seus dados são armazenados de forma segura.
Como funciona a computação na nuvem?
Muitas pessoas ainda acham que o conceito de cloud computing é algo difícil de entender e complicado. Porém, praticamente tudo que você consome atualmente na Internet — redes sociais, armazenamento de arquivos, streaming de vídeo e música — provém de aplicativos e serviços baseados na nuvem.
A ideia de guardar arquivos em uma “entidade tecnológica” chamada nuvem surge do fato de que não se sabe exatamente onde os dados estão sendo armazenados ou processados. Eles podem estar em um servidor aqui mesmo no Brasil, do outro lado do mundo, no Japão, ou ainda nos dois locais ao mesmo tempo, um sendo cópia de segurança do outro. O verdadeiro advento é conseguir acessar esses dados pela internet, de qualquer lugar do mundo, mesmo que estejam armazenados a quilômetros de distância.
Como eles não estão em lugar fixo (como um servidor local na empresa, por exemplo), é possível que várias pessoas, de diversos locais, consigam interagir com aquele conteúdo guardado na nuvem, desde que tenham acesso autorizado e autenticado para tal. A atualização desses arquivos e processos também acontece em tempo real, já que estão conectados a internet, além da criação de backups periódicos.
Qual a utilidade da nuvem para os negócios?
Existem diversos benefícios de cloud computing para as empresas. Redução de investimentos em infra-estrutura, menor necessidade de equipes especialistas que não sejam relacionados ao seu negócio e flexibilidade de crescimento são alguns deles.
A ideia não é apenas colocar arquivos na internet e acessá-los de qualquer local e de qualquer dispositivo, por exemplo. Estar na nuvem significa transformar algo que ficaria restrito a um servidor e/ou espaço físico em algo que pode se construir de forma colaborativa, por meio do conhecimento e das ações de diversas pessoas. Centralizar o sistema de sua empresa nesse sistema tem, como consequência direta, a integração das diferentes áreas da empresa e o aumento da eficácia dos projetos.
A computação na nuvem também é útil para cortar gastos e transformar um capital que ficaria parado como servidores quebrados ou inutilizados em investimento em outras áreas. Tudo na nuvem é contratado como serviços, de softwares básicos a infraestruturas completas de TI. Você paga apenas pelo que você usa, sem gastos adicionais com manutenção e afins, possibilitando uma implantação mais fácil, independentemente do tamanho ou das pretensões da sua empresa.
Aliás, desapegar do físico não é sinônimo de perder a segurança dos seus dados — ao contrário do que se pensa, é provável que eles fiquem mais protegidos e mais fáceis de serem recuperados. Enquanto os backups de um sistema convencional, muitas vezes, são feitos em mídias físicas, que precisam ser novamente carregadas manualmente, algumas técnicas de nuvem são capazes de fazer isso automaticamente e de forma criptografada. Outro exemplo, se acontece algum problema em um servidor em um ponto do globo, os usuários são automaticamente redirecionados para acessar uma cópia em outro ponto.
Parceiros